1. MANTER UMA CARGA ENTRE 20 E 80%
Uma boa prática é manter o telefone continuamente numa faixa de carga entre 20 e 80% para preservar a bateria. De facto, deixar o smartphone a carregar para além dos 100% ou deixá-lo descarregar completamente pode causar sobreaquecimento da bateria.
A primeira coisa a fazer é mostrar a percentagem da sua bateria. Para isso, vá a Definições > Bateria > E ative a « Percentagem da bateria ».
Prefira cargas pontuais em vez de deixar o seu smartphone a carregar durante toda a noite, isso preservará a sua bateria e também a sua fatura de eletricidade!
Os especialistas recomendam, no entanto, realizar uma vez por mês um ciclo completo de carregamento, ou seja, passar de 0 a 100% de carga, para recalibrar a sua bateria.
2. UTILIZAR A GESTÃO AUTOMÁTICA DO BRILHO
Embora seja mais confortável ter um ecrã bem iluminado, nem sempre é necessário aumentar o brilho ao máximo.
Com o ajuste automático do brilho, o seu ecrã adapta-se à iluminação ambiente para garantir uma visualização ótima.
Otimizar o brilho do ecrã permite reduzir o consumo de energia e assim proteger a bateria.
Para ativar este modo, vá a Definições > Ecrã > E ative o modo « Brilho adaptativo ».
3. ATIVAR O MODO DE POUPANÇA DE BATERIA
O modo de poupança de bateria, como o próprio nome indica, é também uma excelente forma de economizar e assim preservar a sua bateria.
Pode ativá-lo diretamente a partir do seu menu de atalhos (deslizando para baixo) ou em: Definições – Bateria – Poupança de bateria.
Uma vez ativado, este modo ativa o tema escuro (menos consumidor de energia) e desativa ou restringe as atividades em segundo plano, alguns efeitos visuais e outras funcionalidades como o « Ok Google ».
Para uma melhor gestão, pode também ativá-lo automaticamente a partir do momento em que a sua carga atinja 20%. Para isso: vá a Definições > Bateria > Poupança de bateria > Definir um programa > Determine a partir de que percentagem deseja que este modo se ative.
As aplicações em segundo plano também podem descarregar a sua bateria mesmo que não as esteja a usar. Com a ativação do « Gestor de bateria », o seu smartphone pode sugerir-lhe, sob a forma de notificações, que feche as aplicações que mais consomem energia.
4. FECHAR AS APLICAÇÕES EM SEGUNDO PLANO
Como indicado anteriormente, mesmo que não esteja a usar uma aplicação, se esta permanecer aberta em segundo plano, consumirá bateria. Depois de terminar de usar uma aplicação, lembre-se de a fechar.
Para isso, nada mais simples:
- Se estiver no modo de navegação por gestos: deslize para cima e feche as aplicações que desejar deslizando-as para cima ou clique diretamente em « Limpar tudo ».
- Se estiver no modo de navegação com três botões: clique no quadrado no canto inferior direito do seu ecrã e feche as aplicações que desejar deslizando-as para cima ou clique diretamente em « Limpar tudo ».
5. DESLIGAR O SEU SMARTPHONE DURANTE A NOITE OU ATIVAR O MODO AVIÃO
Mesmo quando não está a usar o seu smartphone, este continua a trabalhar (pesquisa da rede, receção de notificações, SMS, email, etc…). Adote os reflexos corretos desligando o seu smartphone durante a noite ou ativando o modo avião. Este modo permitirá cortar todas as conexões de rede e, portanto, toda a atividade que não esteja relacionada com a utilização do seu smartphone.









